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O conhecimento de uma marca é a capacidade de o consumidor reconhecer uma marca como integrante de uma categoria. Este conceito pressupõe um elo entre uma classe de produtos e a marca e admite, por exemplo, que uma mesma marca seja muito conhecida na categoria "lava-roupas" e seja pouco conhecida na categoria "microondas".
A mensuração do conhecimento da marca considera três estágios: desde a capacidade de o consumidor reconhecer a marca como pertencente à categoria de produtos (reconhecimento da marca), depois a lembrança espontânea da marca como uma das marcas pertencentes à categoria (lembrança da marca) até a posição de Top of Mind que é a primeira marca que o consumidor se lembra quando pensa na categoria de produtos.
O índice de Top of Mind de uma marca revela a força que a marca possui. Marcas fortes podem praticar preços mais elevados e exigir mais espaço no ponto de vendas.
Por meio da pesquisa de Top of Mind você vai conhecer a força da sua marca, a partir do percentual de pessoas que se lembram da sua marca em primeiro lugar.
Ter uma marca conhecida é o primeiro passo para a construção da marca. Afinal, só poderemos pensar em criar Associações, Substância, Familiaridade e Consideração em marcas razoavelmente conhecidas. Com os resultados da Top of Mind cada um dos aspectos da construção de marca será facilitado, a partir das informações sobre a força da marca.
Associações
Não é possível criar associações entre a marca, atributos e benefícios, sem que a marca seja conhecida. Nenhum tipo de comunicação consegue ligar conceitos a uma marca que não existe na mente dos consumidores.
Familiaridade
O reconhecimento proporciona um senso de familiaridade com a marca. Os consumidores preferem o que lhes parece familiar.
Substância
A substância se baseia no fato de que se um nome é conhecido é porque deve ter uma razão (os consumidores consideram as marcas conhecidas mais importantes).
Consideração
A consideração de uma marca no elenco de marcas que o consumidor poderá escolher será determinada pelo conhecimento da marca.
Calendário Top of Mind 2023 vem com novidades
As pesquisas na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo e a edição nacional com operadores Foodservice terão novas edições em 2023 e ganham a companhia das pesquisas que serão realizadas nas cidades de Jundiaí, Bauru e São José do Rio Preto.Em 2023 o IPESO realizará a 3ª edição da pesquisa Top of Mind Foodservice Nacional. A pesquisa realizada com proprietários de Restaurantes, Padarias e Lanchonetes de todas as capitais brasileiras.
A Top of Mind Estado de São Paulo chega em 2023 à sua 22ª edição, seguindo os mais rigorosos critérios de qualidade. A pesquisa que utiliza uma amostra de 600 entrevistas telefônicas realizadas em 14 cidades do Estado de S. Paulo revela a força das marcas na mente dos consumidores e o perfil de quem se lembra delas em primeiro lugar.
Em 2023 será realizada a 29ª edição da Top of Mind Municipal IPESO, uma das mais tradicionais pesquisas de Top of Mind do Brasil. Neste ano serão realizadas pesquisas em Jundiaí-SP (8ª edição), Bauru-SP (5ª edição), S. José do Rio Preto-SP (4ª edição) e Sorocaba-SP (29ª edição).
Com uma amostra de 400 entrevistas, a pesquisa Top of Mind Municipal é distribuída proporcionalmente entre as regiões da cidade, revelando a força das marcas em mais de 20 categorias diferentes.
Conheça a força da sua marca
Adquirindo o relatório completo de uma categoria da pesquisa Top of Mind você vai saber qual é a força da sua marca e conhecer o perfil de quem se lembra da sua marca em primeiro lugar.O relatório apresenta o índice de Top of Mind as 7 marcas mais lembradas em cada categoria pesquisada. Todos os resultados são apresentados com os seguintes cruzamentos:
- Sexo;
- Idade;
- Escolaridade;
- Estado Civil;
- Classe Econômica (Critério Brasil);
- Região do Estado (ou da cidade na Top Municipal);
- Renda familiar mensal;
- Posse de tv paga;
- Posse de computador;
- Perfil nas mídias sociais;
Adquira a sua categoria
A comercialização da pesquisa é feita por categorias. Assim você contratará apenas o relatório com os resultados da sua categoria.
Como adquirir a pesquisa.
Você poderá adquirir a pesquisa em dois momentos: