Contato

Para dúvidas e informações sobre nossos serviços e estudos, preencha o formulário e aguarde o contato de um de nossos executivos de atendimento.

IPESO Instituto de Pesquisa
Rua Antonio José Rogick, 316
Vila Trujillo
Sorocaba – SP – Brasil
CEP 18060‐290

PABX: (15) 3234‐2152

MAPA

locate us
FECHAR

TOP OF MIND

Top of Mind

O conhecimento de uma marca é a capacidade de o consumidor reconhecer uma marca como integrante de uma categoria. Este conceito pressupõe um elo entre uma classe de produtos e a marca e admite, por exemplo, que uma mesma marca seja muito conhecida na categoria "lava-roupas" e seja pouco conhecida na categoria "microondas".

A mensuração do conhecimento da marca considera três estágios: desde a capacidade de o consumidor reconhecer a marca como pertencente à categoria de produtos (reconhecimento da marca), depois a lembrança espontânea da marca como uma das marcas pertencentes à categoria (lembrança da marca) até a posição de Top of Mind que é a primeira marca que o consumidor se lembra quando pensa na categoria de produtos.

O índice de Top of Mind de uma marca revela a força que a marca possui. Marcas fortes podem praticar preços mais elevados e exigir mais espaço no ponto de vendas.
Por meio da pesquisa de Top of Mind você vai conhecer a força da sua marca, a partir do percentual de pessoas que se lembram da sua marca em primeiro lugar.

POR QUE É IMPORTANTE QUE A MARCA SEJA CONHECIDA?

Ter uma marca conhecida é o primeiro passo para a construção da marca. Afinal, só poderemos pensar em criar Associações, Substância, Familiaridade e Consideração em marcas razoavelmente conhecidas. Com os resultados da Top of Mind cada um dos aspectos da construção de marca será facilitado, a partir das informações sobre a força da marca.

Associações
Não é possível criar associações entre a marca, atributos e benefícios, sem que a marca seja conhecida. Nenhum tipo de comunicação consegue ligar conceitos a uma marca que não existe na mente dos consumidores.

Familiaridade
O reconhecimento proporciona um senso de familiaridade com a marca. Os consumidores preferem o que lhes parece familiar.

Substância
A substância se baseia no fato de que se um nome é conhecido é porque deve ter uma razão (os consumidores consideram as marcas conhecidas mais importantes).

Consideração
A consideração de uma marca no elenco de marcas que o consumidor poderá escolher será determinada pelo conhecimento da marca.



ROADMAP DA TOP OF MIND 2023

Calendário Top of Mind 2023 vem com novidades

As pesquisas na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo e a edição nacional com operadores Foodservice terão novas edições em 2023 e ganham a companhia das pesquisas que serão realizadas nas cidades de Jundiaí, Bauru e São José do Rio Preto.
A escolha das cidades está em sintonia com a parceria firmada entre o Ipeso e o temmais.com, portal que abrange também as novas praças, com ênfase na produção de conteúdo local.
A primeira pesquisa do ano será a Top of Mind Jundiaí, que entra em sua 8ª Edição. Em seguida serão realizadas a Top Bauru (5ª Edição) e a Top São José do Rio Preto (4ª Edição). Já o segundo semestre abre espaço para as pesquisas Top Foodservice Nacional (3ª Edição), Top Estado de São Paulo (22ª Edição) e a Top Sorocaba (29ª Edição).

Todas as pesquisas terão resultados divulgados no portal www.topofmind.com.br, mantido pelo Ipeso e que integra o conteúdo do portal temmais.com.

Road Map Top of Mind

Top Foodservice Nacional

Em 2023 o IPESO realizará a 3ª edição da pesquisa Top of Mind Foodservice Nacional. A pesquisa realizada com proprietários de Restaurantes, Padarias e Lanchonetes de todas as capitais brasileiras.

Saiba mais...

Top Estadual

A Top of Mind Estado de São Paulo chega em 2023 à sua 22ª edição, seguindo os mais rigorosos critérios de qualidade. A pesquisa que utiliza uma amostra de 600 entrevistas telefônicas realizadas em 14 cidades do Estado de S. Paulo revela a força das marcas na mente dos consumidores e o perfil de quem se lembra delas em primeiro lugar.

Saiba mais...

Top Municipal

Em 2023 será realizada a 29ª edição da Top of Mind Municipal IPESO, uma das mais tradicionais pesquisas de Top of Mind do Brasil. Neste ano serão realizadas pesquisas em Jundiaí-SP (8ª edição), Bauru-SP (5ª edição), S. José do Rio Preto-SP (4ª edição) e Sorocaba-SP (29ª edição).
Com uma amostra de 400 entrevistas, a pesquisa Top of Mind Municipal é distribuída proporcionalmente entre as regiões da cidade, revelando a força das marcas em mais de 20 categorias diferentes.

Saiba mais...

ADQUIRIR PESQUISAS

Conheça a força da sua marca

Adquirindo o relatório completo de uma categoria da pesquisa Top of Mind você vai saber qual é a força da sua marca e conhecer o perfil de quem se lembra da sua marca em primeiro lugar.
Com as informações que a pesquisa oferece, você, com a ajuda da sua agência de publicidade poderá:
- Direcionar a sua comunicação para o público certo e aumentar o retorno sobre o investimento;
- Avaliar se a sua comunicação está atingindo o público-alvo com a freqüência necessária para a memorização da marca;
- Verificar se a sua marca suporta uma estratégia de preço Premium;
- Decidir sobre estender a marca a outras categorias de produtos / serviços;
- Comparar a força da sua marca com as marcas concorrentes;
…e muito mais.

O relatório apresenta o índice de Top of Mind as 7 marcas mais lembradas em cada categoria pesquisada. Todos os resultados são apresentados com os seguintes cruzamentos:


Adquira a sua categoria
A comercialização da pesquisa é feita por categorias. Assim você contratará apenas o relatório com os resultados da sua categoria.

Como adquirir a pesquisa.
Você poderá adquirir a pesquisa em dois momentos:

I. Antes do fechamento do questionário

Nesta etapa você poderá inserir as categorias que desejar no questionário da pesquisa. Assim, garantirá que a sua categoria será pesquisada.

II. Após o fechamento do questionário

Nesta etapa você poderá escolher entre as categorias que foram incluídas no questionário da pesquisa qual (is) delas deseja adquirir o relatório PDF.



PERGUNTAS FREQUENTES

PRA QUE SERVE A PESQUISA TOP OF MIND?

A pesquisa Top of Mind IPESO servirá como fonte segura de informações para elaboração de estratégias de Marketing.
A pesquisa vai mostrar a força da marca em toda a população e também nos estratos específicos. Assim, através dos índices de Top of Mind e Lembrança Espontânea será possível definir estratégias voltadas para o público em que a marca tem maior força e planos para aumentar a lembrança espontânea em públicos específicos.
A Top of Mind IPESO é uma importante ferramenta para avaliação do Plano de Comunicação e Mídia, pois através da comparação entre o perfil do público que se lembra da marca e perfil do público-alvo, você terá uma exata medida da dispersão da comunicação.

É PRECISO SER ESTATÍSTICO PARA ENTENDER OS RESULTADOS

O IPESO concebeu um relatório de fácil entendimento para que administradores, publicitários e executivos de vendas possam localizar com facilidade as informações desejadas sobre o perfil de quem se lembra de cada marca ou sobre o desempenho das marcas nos diferentes estratos da população.
O relatório traz gráficos dos principais resultados e tabelas de cruzamentos com a exclusiva formatação do IPESO que torna agradável o manuseio das centenas de informações que a pesquisa apresenta.

QUAL RESULTADO A PESQUISA VAI REVELAR?

A pesquisa Top of Mind IPESO vai trazer o principal resultado sobre o desempenho da sua marca: o índice de Top of Mind que revela a força da sua marca.
O índice de Top of Mind vai mostrar o percentual de pessoas que se lembra em primeiro lugar da sua marca (sem qualquer estímulo verbal ou visual) quando pensa na categoria de produtos ou serviços.
O relatório apresentará os resultados das 7 marcas mais citadas em cada categoria, além do percentual de outras respostas ( a soma das outras marcas citadas ) e de pessoas que não souberam responder o nome de nenhuma marca para aquela categoria.
De cada marca são apresentados o perfil de quem respondeu e ainda os resultados em cada estrato da população. Esses cruzamentos revelam onde cada marca é mais lembrada e ainda o perfil de quem se lembra de cada marca.

COMO INTERPRETAR AS TABELAS?

O relatório contém tabelas com percentuais verticais (Perfil Coluna) e tabelas com percentuais horizontais (Perfil Linha), a formatação é a mesma, o que muda é a base de cálculo dos percentuais. Na tabela de Perfil Coluna, utiliza-se como base o total vertical e na tabela de Perfil Linha utiliza-se como base o total horizontal.

Nas tabelas Perfil Linha

Será possível identificar o perfil de quem citou cada uma das sete marcas. Observe que os resultados (em cada estrato) sempre somam 100% na horizontal.

Utilize as tabelas de Perfil Linha para:

- Identificar o perfil do público que se lembra da sua marca (por exemplo: para direcionar os esforços de comunicação para esse público);
- Comparar as marcas para saber se têm o mesmo público;
- Identificar o perfil do público que não se lembra de nenhuma marca;
- Avaliar a dispersão da comunicação da sua marca (compare o perfil do público que se lembra da sua marca com o perfil do público-alvo).

Nas tabelas Perfil Coluna

Será possível identificar o desempenho das marcas em cada segmento. Observe que os resultados de Lembrança podem somar mais do que 100% (porque são respostas múltiplas).

Utilize as tabelas de Perfil Coluna para:

- Conhecer o desempenho de todas as marcas em um estrato específico do universo (por exemplo, no público feminino, no público jovem, no público AB etc.)
- Comparar os estratos (por exemplo: para saber se as marcas mais lembradas pelas mulheres são diferentes das marcas mais lembradas pelos homens).
- Identificar oportunidades em uma parcela específica do público-alvo (por exemplo: avaliar em qual estrato do público existe o maior número de respostas "não lembra")